quinta-feira, 17 de março de 2011

Urban Oasis: Gardner 1050 - Simone Dias

O Gardner 1050 fica na Califórnia, EUA. Foi desenhado por Lorcan O´Herlihy Architects (LOHA) e é resultado de uma série de estudos sobre como as tipologias de habitações podem ser revigoradas sem sair dos baixos parâmetros econômicos do setor imobiliário. O projeto possui 10 unidades. 
A forma cúbica é acondicionada em torno de um pátio central, formando um local a céu aberto que permite a livre entrada de luz e de ar. A mudança dos materiais produzem uma variação na percepção das fachadas e da escala. As passarelas formam uma espécie de jardins suspensos.

Vista da rua






Pátio interno



Pátio interno

Interior



Diagrama de massa



Planta de uma unidade


Acho que essas idéias de pátio e de um bloco único que comporta todas as unidades é interessante para o nosso projeto, já que temos pouco espaço. As plantas são de casas espaçosas e o terreno parece ser bem plano, o que não é o nosso caso.

5 comentários:

Raphaela Diniz disse...

Achei legal esse, parece que foram adaptando os blocos uns aos outros, encaixando. Parece mesmo com o nosso projeto. Pelo menos eu e a Mayara estamos fazendo mais ou menos com esse objetivo, tentando encaixar os blocos de modo que fique bem distribuído no terreno, mas ao mesmo tempo cabendo no espaço que temos. E as escadas e passarelas lembram também o que temos que fazer com entradas independentes.

Marcela disse...

Achei legal, diferente.Gostei muito das entradas serem independentes e dos blocos de casas serem encaixados uns nos outros, pois me parece que assim tem uma utilização maior do terreno.

Marina Vaz disse...

Gostei da diferenciação das fachadas e das passarelas internas como entradas independentes.

Joel F Rodolfo disse...

Um projeto com uma divisao interna interessante mesmo que o apartamento seja pequeno.
A utilização de madeira nas fachadas, algo que chama muito a atenção de quem passa perto.

Cristiano disse...

A idéia de paralelepípedos que se intercalam é uma boa.
O acabamento em madeira também é interessante, diferente, e entra em contraste com a parede de vidro que fecha a escadaria do prédio.