quinta-feira, 17 de março de 2011

Conjunto Habitacional Social Tetris em Lubliana -Eslovênia - Marcela Moreira

Escritório: OFIS Arquitetos












Construção: 60 apartamentos, 5.000m² de área construída, 4 pavimentos e 2 pavimentos abaixo do nível da rua para garagens
Tipos de apartamentos: 1 dormitório – 35 m² / 2 dormitórios – 69 m² / 2 1/2 dormitórios – 89 m² / 3 dormitórios – 103 m²
Custo de construção: 650 euros/m²
Preço de venda: 1.200 euros/m²
Período de construção – Fevereiro 2006 a Setembro 2007
Arquitetos-chefe do projeto: Rok Oman e Spela Videcnik
Equipe de projeto: Martina Lipicer, Nejc Batistic, Andrej Gregoric e Ana Kosi
Andares ímpares 



Andares pares


Uma vez que a orientação do edifício é paralelo a uma movimentada rua, os apartamentos se abrem para balcões inclinados em 30º para o mais quieto e bem iluminado lado do terreno (sul). Estão planejados mais dois blocos que serão construídos no futuro, em ambos os lados do prédio atual, portanto não foram abertas janelas para leste ou oeste. A fachada tem um desenvolvimento simples, simplesmente expressa à organização da planta.





Vista Externa






A fachada interna estrutural é argamassada, a parede externa que abraça os terraços é vitrificada ou feita em painéis de concreto pré-moldado. Esses painéis são cobertos com madeira de três cores e formam um padrão vertical em zigzag. Os guarda-corpos dos balcões são também feitos de painéis pré-fabricados ou de metal.



Vista de dentro do apartamento



A volumetria foi inspirada em uma espinha de peixe

Fachadas










Vista da escada interna







 O conceito da estrutura é feita de uma forma, flexível, uma vez que são as paredes estruturais que separam os apartamentos SHELL do resto do edifício, pois todas as outras paredes interiores não são estruturais.
A sua fachada representa quase fielmente o traçado e organização do tetris, enquanto que no seu interior, este jogo é pouco caracterizado, á excepção das varandas.
 
O edifício “apartamentos Tetris “ traduz-se, num projeto inovador que alia a arquitetura ao mundo imaginativo do jogos, (pois o jogo tetris é um jogo de agilidade onde se utiliza cubos para eliminar ou ajuntar outros cubos), e a arquitetura foi inspirada nesses cubos, verificando-se neste conjunto, pelos seus vazios que formam as peças do jogo.
 
E aí o que vocês acharam?

5 comentários:

Raphaela Diniz disse...

Achei legal a idéia de as fachadas se abrirem com um ângulo direcionado ao lado mais calmo e bem iluminado do terreno. Os apartamentos são bem iluminados e arejados. E a idéia do tetris, foi uma boa solução para o encaixe das unidades.

Marina Vaz disse...

Eu também gostei do projeto, foi muito inteligente a maneira como foi feito o tetris, além de ser uma ótima ideia pra o nosso projeto.

Luise Fernandez disse...

O projeto é bem interessante , foi pensando no entorno como as aberturas para a parte mais calma, e também como foi feita a junção dos apartamentos.

Joel F Rodolfo disse...

Muito interessante a idéia da padronização das fachadas, com diversas aberturas e também com uma certa iluminação natural .

Cristiano disse...

O projeto é interessante, mas não consegui ver uma relação entre o uso do Tetris, como forma da fachada, e a Espinha de Peixe, como forma do edifício.
Mas ambas as idéias ficaram boas, e chamam a atenção da pessoa que a vê de fora.