sexta-feira, 18 de março de 2011

Livingbox - Construções Geminadas - Raphaela Diniz



         O projeto de "livingbox" tenta responder à necessidade de uma casa móvel, apto a ser habitado por longos períodos e em ambientes agressivos. O módulo de habitação sugerido, será o anfitrião de uma família com dignidade, pelo menos, 3-4 pessoas. Para ter certeza, o módulo de habitação, que deve ter na sua parte interna funcional fixo para garantir a preparação de alimentos e para satisfazer suas necessidades fisiológicas e de higiene. O projeto deve responder à exigência de serem fáceis de instalar e desmontar, para ser também o custo-benefício, uma forma de habitação, deve ser suficiente para atender todos os requisitos descritos.
         Fácil instalação, o módulo será composto por algumas partes, apenas bens móveis e removíveis. Após o transporte e acomodação em um apartamento em poucos minutos, a unidade de origem se torna operacional, a sua eficiência máxima.

        Medidas durante o transporte, correspondem às de um contêiner de 40 pés comerciais, tais como "cubo elevado", o que corresponde às seguintes medidas 12,192 metros de comprimento, 2,438 de largura, m. 2,896 de altura. As medidas são absolutamente idênticas as dos recipientes comerciais, geralmente transportados em aeronaves, navios, trens e caminhões.
      O tamanho, a largura bastante reduzida do recipiente (2,30 m) não é suficiente para criar um espaço de vida decente. Para atender os pontos programáticos definidos acima, que é apenas uma forma de criar uma casa com as características descritas, é necessário que a forma se torne a base da largura interna de 2,30 metros, pelo menos, 4,00, a superfície interna então o módulo deve ser mudado. 
       Depois de várias hipóteses, sobre como expandir o interior, de acordo com o autor, o mais fácil e confiável, era usar os volumes adicionais, vinculado a uma dobradiça. O uso do zíper, que oferece a vantagem de fazer o volume de um celular relativamente grande, mas não mais de 7-8 metros. Então  ele colocou os dois volumes adicionais, em direções opostas, o centro dos dois lados mais longos, enquanto as duas extremidades do recipiente, permanece a largura original, suficiente para acomodar o espaço funcional fixo (cozinha e banheiro).   
                        








       Outro aspecto importante é a capacidade de combiná-la em assembler em um ou dois níveis, a possibilidade de que um único módulo, você se torna parte de uma agregação muito grande e as formas, muito próximos uns dos outros, mas graças as posições estratégicas das aberturas (portas e janelas), afastado da fachada principal exterior, dá a única forma de independência para o acesso e vista, licenciamento, os seus habitantes um bom nível de privacidade. Estas características são mantidas, mesmo no caso de instalações em dois níveis, de fato, a escada para o nível superior, é de estar no lugar quando o formulário está completamente fechado.
      O interior tem soluções deliberadamente não pré-embalados e insubstituível, essa escolha dá a forma de uma liberdade grande ao projeto, ajudando a aumentar a flexibilidade do projeto. As partes fixas, tais como banheiros e cozinhas, são montados com componentes, sempre que possível, obtidos a partir da produção industrial, com benefícios econômicos e de manutenção. Se for necessário ter quatro leitos, como uma família com dois filhos, o projeto prevê a presença de uma cama, dois níveis (castelo) com drop-down cruz, que permite separar de forma eficiente os dois lugares de descanso, consistindo em a partir de duas camas ou cama de casal.







        Bom gente, achei bacana este projeto. É bem prático, mas em compensação é muito complicado de entender também. Pelo que eu entendi, as partes fixas (banheiro e cozinha), ficam nas extremidades e o restante no centro, que é a parte que move. É um projeto que pode ajudar a gente a pensar em formas, tamanhos e soluções para o nosso projeto. É uma idéia diferente.


Um comentário:

Joel F Rodolfo disse...

Projeto bastante interessante devido as suas divisoes internas. Apesar de ser pequena em termos de a habitação ela é destinada a familia de poucos integrantes.
Acredito que esta tambem poderia ser uma solução adoptada para o nosso projeto na fase de execução.