quarta-feira, 9 de março de 2011

Todos Sob o Mesmo Teto - Casas Escalonadas - Luise Fernandez

TODOS SOB O MESMO TETO – CASAS ESCALONADAS

Projeto ganhador do Concurso Público Nacional de Arquitetura para Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentável, na categoria “Casas Escalonadas”.


A proposta visa uma interpretação mais ampla do que seria uma tipologia sustentável.
A tipologia sustentável não é apenas aquela com desempenho energético eficiente, um orçamento enxuto, plano de coleta seletiva, ou mesmo com reaproveitamento do calor do sol e da água das chuvas. A tipologia sustentável é aquela que faz parte de um organismo maior, ela também é cidade.


O ponto de partida da proposta é uma tipologia sustentável dinâmica e flexível. As tipologias habitacionais, hoje, tendem a se manter monofuncionais, estáticas e ausentes do conceito de lugar e identidade, o que é um equívoco e se opõe à idéia de sustentabilidade urbana.  Como conseqüência, essas tipologias geram ausência de urbanidade e diversidade, quesitos desejados em todas as cidades e em qualquer território delas.



PROJETO

TIPOLOGIA E TOPOGRAFIA

O projeto tem três tipologias de casa: a casa aclive, a casa declive e a casa-ponte.
A intenção foi destacar no projeto a relação entre a edificação e a topografia.
As tipologias são adaptadas a diferentes situações topográficas, incluindo as de terrenos mais acidentados, situação muito comum a se enfrentar em projetos de habitação social.
Todas são acessíveis por duas cotas de nível cuja diferença nesse projeto não ultrapassa 1,5 metros.  Esses dois níveis geram adaptações das tipologias  a diferentes topografias. A escada é adaptada para o desnível necessário.
Através de diferentes composições e permutações entre as tipologias, é gerado um desenho urbano dinâmico, uma paisagem com situações singulares e de fácil adaptação a contextos diferentes.
O Telhado, cuja inclinação pode ser modificada para acompanhar a topografia reforça a idéia da tipologia.

IMPLANTAÇÃO

A implantação das tipologias foi orientada no sentido de obter a densidade de 150 hab/ha.
Foram considerados os recuos vizinhos, áreas verdes, e taludes com declividade imprópria para ocupação. A lógica da implantação pode ser sistematizada da seguinte forma:
- levantamento da área de ocupação máxima;
- inserção do campo de futebol como referência central e ordenadora do conjunto habitacional;
- pátios coletivos: definido pelo agrupamento das 3 tipologias, são implantados numa mesma cota de nível para permitir a acessibilidade universal às tipologias e definindo a escala próxima de vizinhança, responsáveis pela sua manutenção. Esses pátios contam com marquises, geradas a partir da disposição da casa ponte em conjunto com as casas aclive e declive.
- pátios internos: o pátio interno social potencializa a escala íntima da família formando um espaço social, contínuo e integrado. O pátio interno de serviços permite a acessibilidade ao telhado multifuncional, que abriga a infra-estrutura sustentável da casa.

CASA PATIO

A casa com pátio é uma solução urbana conveniente. O modelo de casa pátio como casa urbana auxilia o assentamento em contextos de alta densidade, garantindo as exigências de conforto ambiental em tais situações.
O pátio é o espaço que determina o vazio das tipologias, que nunca deverá ser ocupado uma vez que garante a iluminação e ventilação, além de, neste caso, gerar o acesso ao teto multifuncional.

ESPAÇOS FLEXÍVEIS

Os espaços flexíveis permitem um programa aberto a ampliações futuras com usos distintos, criando espaços, deixando espaços, criando diversidade e urbanidade.
São áreas adicionais ao programa habitacional básico dentro das próprias unidades. Tais áreas são cobertas e pré-delimitadas e permitem, além da própria ampliação da moradia em si, a acomodação de funções urbanas, tais como comércio, serviços, entre outros. A ampliação admite a interpretação e assume sua identidade pelo uso.

CONFORTO AMBIENTAL

- Iluminação e ventilação pelos pátios;
- todos os cômodos bem ventilados;
- localização do reservatório e boiler e sua ligação com o painel solar.
- calha pluvial com plantas, que contribuem para a filtragem da água de reuso.
- janelas piso-teto nos quartos, protegidas visualmente por plantas;
- depósito de lixo reciclável.

CASA ACLIVE – PARTICULARIDADES

Sua ampliação ocorre na cota inferior.
A casa aclive possui grandes possibilidades de ampliação, sendo favorável para o aumento de pessoas na família, além de ter grande potencial para abrigar funções urbanas (comércio, serviços, entre outros).




CASA DECLIVE – PARTICULARIDADES

Sua ampliação ocorre na cota superior.
A casa em declive possui três pátios em diferentes cotas de nível. Na cota superior o pátio quando descoberto pode ser usado como área de lazer e quando coberto transforma-se em um cômodo a mais, sendo assim é favorável para o aumento do número de pessoas na família.




CASA PONTE – PARTICULARIDADES

Possui a propriedade de articular as outras duas tipologias. Sua acomodação no terreno tem como objetivo gerar na cota de nível inferior uma marquise coletiva e um espaço coberto para descanso.
A planta da casa ponte é uma tipologia favorável para receber hóspedes ou sublocar seus cômodos. Essa planta gera a possibilidade de entradas independentes para os seus três dormitórios. A ampliação perto da passagem é conveniente para pequenos comércios.


6 comentários:

Joel F Rodolfo disse...

Um projeto sustentavel que apresenta muito bem o estudo de terreno colocando de forma escalonada com diversas tipologias que tambem variam consoante a topografia do terreno.
A solução de ventilação e iluminação natural foram estudados aproveitando sempre a topografia do terreno.

Igor Fraiha disse...

O projeto pensa na sustentabilidade de uma forma geral.Primeiro faz os estudos inicias considera a ventilação, a insolação entre outros.
O mais interessando do projeto e ter varias tipologias de casas que integra a topografia do terreno.

Ariane Paula disse...

Achei interessante o projeto ter esta preocupação com a sustentabilidade e, ao mesmo, tempo com um melhor aproveitamento do terreno. As casas escalonadas são a melhor solução para o nosso projeto e a sustentabilidade é um fator fundamental que não pode ser ignorado.

Marcela disse...

Nossa!!!É um projeto que expressa muito bem o estudo do terreno para diminuir os custos, pois adota tipologias diferentes de acordo com a topografia do terreno para não sofrer perdas.

Marina Vaz disse...

O mais interessante desse projeto e a preocupação com o conforto ambiental e sustentabilidade, além de ser bem parecido com o terreno que estavam estudando.

Cristiano disse...

Um projeto bastante interessante que faz uso de 3 tipos diferentes de tipologias, para se adequarem ao terreno.
A questão sustentável está sempre presente, o que merece destaque também.