quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

RESIDÊNCIAS SKANSEN - JOEL F RODOLFO

Um projeto do arquiteto Dorte Mandrup, localizado na Dinamarca  na cidade de Ringsted, construído numa área de 790m2.
A construção é composta por sete casas geminadas, dispostas em fileiras de dois com, respectivamente, 3 e 4 alojamentos, que desconcertam ao longo de uma linha de edificação.
As casas, de dois pisos, foram projetadas em conjunto formando dois blocos residências.





A implantação do projeto, embora que denote o aproveitamento ao máximo da área do terreno, é feita deixando um afastamento de proteção nas laterais das casas preenchendo-o com espaços verdes que são de uso geral de todos.

A disposição dos pátios exteriores e o espaço interior proporcionam a cada casa a otimização dos espaços e a sua distribuição. Apesar dessa distribuição, Dorte Mandrup desenhou as fachadas  partindo dos painéis folheados aproveitando ao máximo as suas medidas standard de modo a economizar no número de peças necessário á construção.



Os 2 pisos das casas e terraço são divididos e nivelados em torno de uma zona intermediária que garante uma utilização otimizada dos espaços, com uma distribuição lógica e funcional no interior da habitação. Ao mesmo tempo, a divisão níveis fornecem uma seqüência interessante espaciais e um ambiente amplo nas acomodações relativamente pequeno.





A divisão de níveis de construção, tanto em acordos horizontais e verticais, enfatiza razões descendentes da paisagem para o terreno aberto, como a planície, enquanto levando com eles uma expressão de uma forma escultural.

6 comentários:

Joel F Rodolfo disse...

A escolha desta edificação foi devido a sua forma como o arquiteto trabalhou as casas geminadas. Apesar de o terreno não ser muito inclinado, ele colocou niveis diferentes como podemos ver o exemplo no corte.
Um outro aspecto muito interessante foi a padronização na fachada, mantendo sempre a mesma forma em todas as casa.

igor saraiva disse...

O legal deste projeto que ele pensa em varias soluções para conforto térmico, interação com o ambiente. E um boa solução para se inspirar no projeto de edifícios.

Ariane Paula disse...

Os espaços foram bem divididos e a disposição dos cômodos em relação ao meio externo também é interessante, pois cria uma conexão entre o interior e o exterior das casas. Sem contar que elas têm uma relação entre si, a qual acontece através de pátios.

Marcela disse...

Gostei porque apesar das casas serem pequenas ele realizou super bem a divisão dos espaços, também me chamou a atenção a padronização da fachada por ser um ponto que acho muito interessante.

Cristiano disse...

Com o terreno pouco inclinado, acredito que o projetista não teve grandes dificuldades em fazer o projeto.
As fachadas todas iguais, de formas bem simples, são um outro destaque. Parece que feito um "ctrl + c e ctrl + v". Hehe.

Simone Dias disse...

"Parece que feito um "ctrl + c e ctrl + v". Hehe." concordo com o tampa! hehe