domingo, 20 de fevereiro de 2011

Moradias de Rokko I, em Kobe, Japão, Tadao Ando 1981/83 - Igor Saraiva Fraiha

Ao especificar elementos modulares e pré-fabricados na criação de Rokko I, o arquiteto japonês Tadao Ando conseguiu reduzir os custos do conjunto habitacional de volumetria escalonada implantado sobre uma montanha com declividade de 60 graus junto à baía de Kobe. A estrutura em grelha (5,7 m x 4,8 m x 2,4 m) abriga módulos regulares sobrepostos uns aos outros de forma a criar, com recuos, terraços e vazios onde acontece a circulação do edifício.









9 comentários:

Joel F Rodolfo disse...

O projeto foi bem projetado para a area proposta.
Por se tratar de uma área bastante acidentada no terreno, as edificações foram projetadas mantendo sempre o mesmo nivel não obstruindo a visão das residencias que estão na parte de cima e criando escalonamento entre elas.

Luise disse...

Para áreas bem acidentadas como no exemplo acredito que o escalonamento seja uma das melhores opções mesmo, pois consegue aproveitar de uma melhor forma o terreno e ainda reduzir custos.

Ariane Paula disse...

O projeto é um bom exemplo de solução para terrenos muito inclinados, na parte posterior do nosso terreno há uma grande inclinação e o problema pode ser resolvido de forma análoga a esta.
O escalonamento proporciona melhor aproveitamento do espaço, evitando ter que fazer muitos cortes e aterros. Além disso, os terraços são muito importantes em terrenos muito ingremes, pois é difícil a formação de jardins e pátios, no entanto, os terraços proporcionam um local de convivência.

Tainah Drummond disse...

Também acredito que o escalonamento foi uma ótima solução, já que o terreno parece bem íngreme. E além de ser mais econômico e de aproveitar o terreno, esse escalonamento parece que também favoreceu a insolação dos apartamentos e dos vários pátios.
Gostei.

Projetos de Edificios - G3 disse...

Luiz Filipi disse...

Caramba!!! Loco.... Ao mesmo tempo que é uma bagunça, quando você começa a analisar o projeto, o escalonamento, a máxima utilização do espaço, coisa que parecia impossível, o projeto fica fantástico

Marcela disse...

Gostei muito, principalmente porque o projeto parece que se adaptou perfeitamente ao terreno, também porque ao meu ver deve ser agradável morar lá, pois com é escalonado pode-se reparar que uma edifícação não tampa a visão da outra, todas as casas tem uma visão previlegiada da paisagem, elas não tem o típico problema de conjuntos habitacionais que você está na sua casa e o seu vizinho está te vendo, porque sua varanda dá para a sala dele.

Marina Vaz disse...

Achei que a implantação ficou muito bem resolvida e por ser em um morro resolve muito bem a declividade.

Cristiano disse...

É incrível o modo que o arquiteto conseguiu ocupar essa encosta, e de modo que parece ser tão simples.
Um projeto desses deve exigir bastante dos engenheiros envolvidos, uma vez que os cálculos para fundação e para se obter toda a segurança em uma edificação como esta devem ser bastante complicados.
Mas gostei do projeto. Uma solução inovadora, e bastante 'verde'.

Simone Dias disse...

Esse escalonamento é perfeito para o terreno, que é muito ingrime, precisava realmente de uma solução diferente. Achei muito bacana mais ao mesmo tempo esteticamente é confuso, muita informação.